Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS-SP

POPULAÇÃO MAIS VULNERÁVEL TERÁ ACESSO A TESTE

O Centro de Referência da Diversidade em parceria com o Centro de Referência e Treinamento DST/AID-SP ofertará os testes de aids e sífilis, nos dias 27 de outubro e 5 de dezembro, das 15 às 19 horas.

O Centro de Referência da Diversidade (CRD), associado ao Grupo Pela Vidda-SP, em parceria com o Centro de Referência e Treinamento DST/AID-SP ofertará os testes de aids e sífilis, nos dias  27 de outubro e 5 de dezembro, das 15 às 19 horas.

Criado em 2008, o CRD é um espaço público destinado ao acolhimento e à inclusão social da população LGBT, em especial, travestis, transexuais, homens que fazem sexo com homens que vivem situações de exclusão e alta vulnerabilidade social (desempregados, analfabetos, baixa renda), além de pessoas vivendo em situação de rua.  ¿Recebemos muitas pessoas que sofreram discriminação e violência devido à orientação sexual e identidade de gênero. Oferecemos atendimento psicossocial, orientações e encaminhamentos jurídicos necessários à superação da situação de violência e vulnerabilidade e contribuindo para o fortalecimento e o resgate de sua cidadania¿, explica Eduardo Barbosa, Coordenador do CRD.  O local atende cerca de 400 pessoas/mês e oferece cursos de alfabetização, inglês básico e iniciação a informática, entre outros.

Para Maria Clara Gianna, esta iniciativa ampliará o acesso ao diagnóstico e tratamento às DSTs, HIV e aids, o direito à saúde e atendimento integral à saúde LGBT. ¿É importante ampliar as estratégias de prevenção para a população LGBT. O exercício da cidadania e a luta contra o preconceito e a discriminação são questões que devem estar vinculadas ao trabalho de educação em saúde sexual e prevenção das DST/HIV/Aids¿, avalia Maria Clara.

O CRD conta com apoio da Secretaria de Estado da Saúde, Coordenação Estadual DST/Aids-SP, Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania, Coordenadoria Estadual de Políticas para a Diversidade Sexual, além da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência social e  da Saúde, Programa Municipal DST/Aids, Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, Coordenação  de Políticas LGBT.

Endereço do CRD:  Rua Major Sertório, 292/294 - República - São Paulo/SP - Tel: 11 3151-5786 e 11 3151-5783