Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS-SP

Nota Falecimento - Dra. Luiza Matida

Foi com profunda tristeza que recebemos a notícia do falecimento de Luiza Harunari Matida, ocorrido na madrugada de ontem (19/01), vítima de complicações decorrentes de câncer.

NOTA DE FALECIMENTO

Graduada em Medicina pela Faculdade Bandeirante de Medicina-SP com especialização em Pediatria, Saúde Pública, Administração Hospitalar e Serviços de Saúde, com Mestrado em Epidemiologia e Doutorado em Pediatria, ambos pela Universidade Federal de São Paulo, Luiza Matida vinha lutando contra o câncer há  mais de dois anos.

Nos últimos 20 anos trabalhando no  Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS-SP da Secretaria de Estado da Saúde, Luiza Matida  coordenou a elaboração e implantação de políticas públicas e estratégias para a Eliminação da Transmissão Vertical do HIV e Sífilis  do Programa Estadual de DST/Aids. Profissional incansável realizou treinamentos, seminários, oficinas envolvendo vários atores e parceiros do Programa  Estadual de DST/AIDS, outros programas da Secretaria de Estado da Saúde, demais Secretarias de Estado e representantes da sociedade civil, esteve à frente  ainda de pesquisas nos âmbitos nacional e local que muito contribuíram para o sucesso das respostas nacional e paulista na redução da transmissão vertical do HIV. Em 2013, em parceria com a Agência Japonesa Jica, fez parte de um grupo técnico para qualificação e fortalecimento da resposta moçambicana ao HIV/AIDS .

Determinada e persistente em seus objetivos e ideais, Luiza não se conformava com a notificação de casos de transmissão vertical,  sobretudo da sífilis no estado de São Paulo.  A redução dos casos de TV do HIV e a organização das ações de controle da sífilis no estado de São Paulo nos últimos anos deve-se em grande parte ao seu árduo e incansável trabalho.

Em homenagem a Luiza Matida o Programa Estadual DST/Aids-SP lança o Prêmio Luiza Matida, dedicado aos municípios do Estado de São Paulo que alcançarem a meta de Eliminação da Transmissão Vertical do HIV e Sífilis. O sonho de Luiza continuará vivo em cada um de nós.

Dra. Maria Clara Gianna, Dr. Artur Kalichman e Dra. Rosa de Alencar Souza
Coordenação Estadual DST/AIDS-SP ¿ Programa Estadual DST/AIDS-SP ¿ Secretaria de Estado da Saúde