Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS-SP

A A A Tamanho do texto

SECRETARIA DA SAÚDE REALIZA MUTIRÃO DE TESTE PARA HIV E SÍFILIS NO METRÔ BRÁS

A Secretaria da Saúde, por meio do Centro de Referência e Treinamento DST/Aids-SP, e em parceria com o metrô de São Paulo, realizará ação de testagem para HIV e sífilis no próximo dia 12 de novembro, das 10 às 14:30h, no metrô Brás. Serão ofertados testes rápidos para HIV e sífilis, além de distribuição de 7.200 preservativos masculinos, 600 preservativos femininos e 2.000 sachês de gel lubrificante, além de materiais informativos. Estarão envolvidos na atividade 50 profissionais do CRT DST/Aids-SP.

 

   Os testes rápidos (TR) de HIV e sífilis são práticos e de fácil execução, com resultado em 30 minutos. “Os testes são gratuitos, confiáveis e não requerem jejum”, declara Alexandre Gonçalves, coordenador do Programa Estadual DST/Aids-SP. “A testagem é indicada para todos que tiverem vida sexual ativa, em especial para a população mais vulnerável, ou seja, homens que fazem sexo com homens, profissionais do sexo, travestis e transexuais”, completa.  

 

   A grande vantagem do teste rápido para HIV e sífilis é que os mesmos podem ser realizados em poucos minutos , em locais sem grande infraestrutura, e assim possibilita que a população tenha acesso ao seu resultado de forma ágil, no mesmo dia,  e seja encaminhado imediatamente para a referência assistencial dando assim início ao tratamento de forma precoce, ou no caso de resultado não reagente, refletir e gerenciar as estratégias de prevenção disponíveis que melhor se adequem ao seu momento e contextos de vida. 

 

   A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema pallidum, que pode ser transmitida por relação sexual sem camisinha com uma pessoa infectada, ou para a criança durante a gestação ou parto. O acompanhamento das gestantes e parcerias sexuais durante o pré-natal de qualidade contribui para o controle da sífilis congênita, que pode provocar aborto espontâneo, parto prematuro, má-formação do feto, surdez, cegueira, deficiência mental e/ou morte ao nascer. 

 

   “Nos casos de TR positivos (reagentes) para sifilis, uma amostra de sangue deverá ser coletada e encaminhada para realização de um outro teste laboratorial para confirmação do diagnóstico”, explica Márcia T F Santos, da Gerência de Apoio Técnico do Programa Estadual DST/Aids-SP. 

 

   É sempre importante ressaltar que o uso correto e regular da camisinha feminina ou masculina é uma medida importante de prevenção ao HIV e  da sífilis. 

 

   O exame pode ser realizado o ano todo nos serviços do SUS – www.crt.saude.sp.gov.br 

 

   Disque DST/aids – 08000 16 25 50 - https://www.facebook.com/conversariasemtabu/

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado