Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS-SP

A A A Tamanho do texto

SECRETARIA DA SAÚDE REALIZA MUTIRÃO DE TESTE PARA HIV E SÍFILIS NO JABAQUARA

A Secretaria da Saúde realizará ação de testagem para HIV e Sífilis, no dia 28 de março, das 9 às 15h30, na plataforma A de ônibus urbano do Jabaquara.

 

A Secretaria da Saúde, por meio do Centro de Referência e Treinamento DST/Aids-SP, realizará ação de testagem para HIV e Sífilis, no dia 28 de março, das 9 às 15h30, na plataforma A de ônibus urbano do Jabaquara. Serão ofertados 400 testes para HIV e Sífilis, além de distribuição de 7200 preservativos masculinos, 500 preservativos femininos, 2000 unidades de gel lubrificante. Estarão envolvidos na atividade 50  profissionais do CRT DST/Aids-SP. Os exames são realizados por profissionais de saúde, e o resultado estará disponível no mesmo dia.

 

 

“Os testes são gratuitos, confiáveis e não requerem jejum”,  declara Artur Kalichman, coordenador do Programa Estadual DST/Aids-SP. “A testagem é indicada para todos que tiverem vida sexual ativa, em especial para a população mais vulnerável, ou seja, homens que fazem sexo com homens, profissionais do sexo, travestis e transexuais”, completa.

 

 

A grande vantagem do teste rápido para HIV e sífilis é que os mesmos podem ser realizados em poucos minutos , em locais sem grande infraestrutura, e assim  possibilita que a população tenha acesso ao seu resultado de forma ágil, no mesmo dia, seja encaminhado imediatamente para a referência assistencial dando assim inicio ao tratamento de forma precoce, ou no caso de resultado não reagente , refletir e gerenciar as estratégias de prevenção disponíveis que melhor se adequem ao seu momento e contextos de vida.   

 

 

Hoje, uma das diretrizes do Programa Estadual de DST/AIDS é a realização/ampliação da testagem nas mais diversas oportunidades, nos serviços de saúde, campanhas e ações extra-muros, com vistas ao diagnóstico precoce.  “O teste anti-HIV é visto hoje como uma ferramenta/estratégia de prevenção e seu resultado é essencial para a prevenção da transmissão vertical do HIV; para a realização de acordos entre casais; para indicação da PEP; para o tratamento como prevenção primária; para a discussão de prevenção combinada e gestão de risco”, ressalta Kalichman.

 

 

O teste pode ser realizado o ano todo, saiba onde no site www.crt.saude.sp.gov.br ou pelo serviço Disque DST/aids: 0800 16 25 50

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado