Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS-SP

A A A Tamanho do texto

SECRETARIA DA SAÚDE OFERTA TESTE DE AIDS DURANTE SEMANA DA PARADA DO ORGULHO LGBT 2017

A Secretaria de Estado da Saúde, por meio do Centro de Referência e Treinamento DST/Aids-SP, em parceria com a Aids Healthcare Foundation (AHF), realizará atividade de testagem para diagnóstico precoce do HIV nos dias 12 e 13 de junho, das 11 às 21 horas, no vão livre do Museu de Arte de São Paulo (MASP) como parte dos eventos alusivos a Semana da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo.

 

Estima-se a realização de 1.200 testes por fluído oral (600 por dia). A ação contará com a participação de 100 técnicos de diversas áreas (enfermagem, psicologia, serviço social, laboratório, administração). Serão distribuídos: 7 mil preservativos masculinos, 2 mil femininos e  2 mil saches de gel lubrificante.

 

Trata-se de um teste rápido disponibilizado pelo Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde. O exame detecta anticorpos no fluído oral e o resultado é obtido em 30 minutos, sua grande vantagem é poder ser executado em qualquer local, explica Maria Clara Gianna, coordenadora do Programa Estadual DST/AIDS-SP. O teste é simples, rápido e indolor, realizado com privacidade e sigilo, observa.

 

Nesta última década merece atenção o aumento do número de casos entre homens que fazem sexo com homens. Esse segmento é o único que têm aumentado sua participação proporcional  e absoluta no total de casos. Foram notificados desde 1980, no estado de São Paulo, 147.730 casos de aids em homens com 13 anos ou mais; destes 45.037 referem-se a categoria de exposição Homem que Fazem Sexo com Homens (HSH). Em 2004 , esta população correspondia a 28,1%% dos casos e em  2014, 44, 8%  entre os homens com 13 anos e mais. A incidência em homens jovens também vem aumentando. Era de 15,5 casos para cada 100 mil homens de 20 a 24 anos, em 2004 e chegou a 31,3 em 2014, enquanto nas demais idades esse número vem diminuindo ou se estabilizando.

 

Ressaltamos que a AHF e a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo realizam pelo terceiro ano consecutivo esta ação de testagem na Avenida Paulista. "Muitas pessoas têm receio de testar e saber o resultado, por isso não procuram as Unidades de Saúde. Levar o teste para as ruas é uma proposta que amplia o acesso e favorece o auto-cuidado, enfatiza Cristina Raposo, Coordenadora da AHF no Brasil.

 

Estes dados apontam a grande vulnerabilidade de adolescentes e jovens gays (homens que fazem sexo com homens) para a infecção pelo HIV. É importante ampliar as estratégias de prevenção para que os jovens homossexuais adotem práticas sexuais mais seguras. O exercício da cidadania e a luta contra o preconceito e a discriminação são duas questões básicas que devem ser vinculadas ao trabalho de educação em saúde sexual e prevenção das DST/HIV/Aids, avalia Ivone de Paula, gerente da Área de Prevenção do CRT DST/AIDS-SP. Neste contexto, enfatizamos a importância do diagnóstico precoce e convidamos a população que participará dos eventos relativos à semana da Parada Gay a realizar o teste anti-HIV, declara.

 

Saiba onde fazer o teste durante o ano todo:

Disque DST/AIDS:  0800 16 25 50

 www.crt.saude.sp.gov.br

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado