Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS-SP

A A A Tamanho do texto

Saúde realiza campanha de testes para HIV no Terminal Metropolitano de São Mateus

Ação acontece próxima quinta-feira (8) e disponibiliza autotestes e preservativos para prevenção de infecções sexualmente transmissíveis


   A Secretaria de Estado da Saúde promove, em parceria com o EMTU, nesta quinta-feira (8), das 10h às 14h, nova ação de testagem para HIV. Para contribuir com o diagnóstico precoce serão  distribuídos 700 autotestes de HIV. Serão distribuídos também 5 mil  preservativos masculinos, e 2 mil preservativos femininos, além de sachês de gel lubrificante. A iniciativa acontece no Terminal Metropolitano de São Mateus, extremo leste da capital paulista. 

 

   A ação conta com a participação de 12 profissionais do Centro de Referência e Treinamento (CRT) DST/Aids-SP, braço operacional da Secretaria de Saúde de SP que coordena ações de conscientização e prevenção ao HIV e às outras IST. O autoteste de HIV disponibilizado pelo Ministério da Saúde é realizado com amostra de fluido oral, é gratuito, prático e seguro.  

 

   O autoteste é um processo no qual a pessoa coleta sua própria amostra de fluido oral (“saliva”) e em seguida, realiza o teste - com acesso ao seu resultado de forma ágil. O autoteste pode ser realizado em um local privativo de sua escolha, sozinho ou com alguém de sua confiança.   

 

   O resultado do autoteste não é definitivo. Caso o resultado seja reagente será necessário repetir a testagem. Recomenda-se que a pessoa procure um serviço de saúde, para confirmação do resultado e confirmando-se a infecção que procure uma unidade de referência para início imediato do tratamento de HIV. Nos casos em que o resultado for não reagente, negativo para HIV,  a equipe reforça a necessidade de manter as formas de prevenção contra HIV. “Realizar o teste de HIV sempre que a pessoa se expõe ao vírus, usar preservativo para não entrar em contato com ele, ou usar medicamentos antirretrovirais para evitar a infecção são diferentes formas de se cuidar contra o HIV” afirma Maria Aparecida da Silva, assistente social, coordenadora da atividade. 

 

   Mais informações podem ser encontradas no site www.crt.saude.sp.gov.br, ou através do telefone 08000 16 25 50

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado