Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS-SP

A A A Tamanho do texto

SÃO PAULO GANHA MAIS UM CENTRO DE TESTAGEM PARA HIV

O Instituto Clemente Ferreira, da Secretaria de Estado da Saúde, reconhecido centro de atenção a portadores de tuberculose (rua da Consolação, 717), inaugurou seu Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) no último dia 04 de fevereiro, com atividade de testagem em parceria com o Centro de Referência e Treinamento DST/Aids-SP.

 

Para Aglae Gambirasio, diretora do Instituto Clemente Ferreira, o diagnóstico precoce do HIV em pacientes com tuberculose é fundamental para garantir a qualidade da vida dos pacientes acometidos pelas duas infecções. A tuberculose é a segunda maior causa associada a aids no Brasil e, segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 26% dos pacientes com aids tiveram tuberculose.

 

¿Os pacientes HIV positivos com tuberculose apresentam sintomas mais graves e tem maior chance de óbito comparados aos pacientes com tuberculose que não são portadores de HIV¿, observa Maria Clara Gianna, coordenadora do Programa Estadual DST/Aids-SP. Portanto, quanto mais cedo se conhece o diagnóstico de tuberculose em pacientes soropositivos e vice-versa, mais rapidamente pode-se iniciar o tratamento, e evitar complicações passíveis de prevenção.


Para saber os locais que ofertam teste anti-HIV entre no site: www.crt.saude.sp.gov.br ou ligue para Disque DST/Aids ¿ 0800 16 25 50 ¿ de 2ª a 6ª, das 8 às 18h. 

 

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado