Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS-SP

A A A Tamanho do texto

NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE AMAMENTAÇÃO CRUZADA DO PROGRAMA ESTADUAL DE IST/AIDS DE SÃO PAULO

Em programa de televisão de grande audiência, transmitido na noite de terça-feira (27/3), a emissora apresentou uma cena onde se recomenda a “amamentação cruzada” (mães que amamentam bebês de outras mulheres).

 

O Programa Estadual de IST/AIDS de São Paulo esclarece que a amamentação cruzada pode colocar em risco a saúde dos bebês, uma vez que o leite materno pode transmitir doenças infectocontagiosas, inclusive o vírus da imunodeficiência humana (HIV).

 

O leite materno doado aos bancos de leite pode ser utilizado com segurança, pois passa por rigoroso controle de qualidade e por pasteurização antes de ser consumido por recém-nascidos.

 

Ressaltamos que o aleitamento materno de mulheres infectadas pelo HIV, o aleitamento materno cruzado e a pasteurização domiciliar do leite materno são práticas contraindicadas pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde.

 

 É preciso evitar que práticas não recomendáveis, como é a amamentação cruzada, sejam difundidas, contribuindo para graves problemas de saúde.

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado