Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS-SP

A A A Tamanho do texto

IV ENCONTRO PAULISTA DE DST/AIDS - RESPOSTA PAULISTA FRENTE ÀS DST/AIDS: DA PREVENÇÃO À CURA

PRAZO DE INSCRIÇÃO PRORROGADO ATÉ 31/07/2016 A Coordenação Estadual DST/Aids-SP promoverá o IV Encontro Paulista de DST/AIDS - "Resposta Paulista Frente às DST/Aids: da Prevenção à Cura", no próximo dia 13 de setembro, das 8h às 16h30, no Centro de Convenções Rebouças, São Paulo.






Este encontro tem por objetivo promover a troca de experiências, mobilizar reflexões promotoras de inovação e o debate na construção de caminhos da prevenção à cura das DST/AIDS. Destina-se prioritariamente aos gerentes dos programas de DST/Aids, diretores e interlocutores das GVE, profissionais de serviços especializados em DST/Aids e representantes da Sociedade Civil.

Estruturado para receber 600 participantes, o IV Encontro Paulista de DST/Aids receberá e divulgará resumos de trabalhos nas categorias Trabalho Científico em DST/AIDS e Relato de Experiências em DST/Aids. Os melhores trabalhos serão indicados para apresentação em mesas e premiados com menção honrosa.

Contamos com sua participação e solicitamos ajuda na divulgação do evento.

Inscrições: http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=26009

Em caso de dúvidas, solicitamos que entre em contato com Dra. Joselita M. M. Caraciolo - Gerência de Assistência Integral à Saúde CRT DST/Aids-SP. Email joselita@crt.saude.sp.gov.br

 

REGRAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS DE TRABALHOS

1. ORIENTAÇÕES GERAIS

PRAZO PRORROGADO: O IV Encontro Paulista de DST/AIDS receberá resumos de trabalhos até o dia 31/07/2016.
Submissão: Os resumos somente poderão ser submetidos pela internet, pelo link: http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=26009.
Resumos: deverão ser escritos em português e conter no máximo 2000 caracteres, excluindo o título, nome dos autores, instituição e as referências bibliográficas; utilizar fonte Arial 12 e espaçamento simples entre linhas; o título deve ser escrito com letras maiúsculas (caixa alta). A descrição dos conteúdos deverá obedecer a estrutura do formato escolhido para a submissão (Trabalho Científico em DST/Aids ou Relato de Experiências em DST/Aids), conforme detalhado no ítem 2.
Tema e categoria: Cada resumo só pode ser submetido à um único tema e categoria
Modalidade: Há apenas a modalidade pôster para submissão de resumos.
Autoria: informar nome completo, nome em formato para referência e filiação institucional. Primeiro deve ser informado o autor principal e em seguida, se houver, o(s) coautor(es). Não há limite para número de coautores.
Responsável: indicar pelo menos um endereço eletrônico para eventual correspondência.
Limite de resumos por participante: Cada autor poderá submeter no máximo dois resumos em seu nome, ainda que não haja limite para participação como coautor.
Obrigatoriedade de inscrição: Todos os autores e coautores que participarão do Encontro deverão efetuar sua inscrição no mesmo. O envio de pôster não inscreve automaticamente o autor e coautores.
Premiação: Os melhores trabalhos de cada área/modalidade receberão menções honrosas.
Divulgação: Ao enviar o trabalho para seleção, os autores/coautores autorizam a Comissão Científica do Encontro a publicar ou divulgar o trabalho em todos os meios de comunicação, não cabendo qualquer pagamento por direito autoral.



2. CATEGORIAS

Há duas categorias para submissão de resumos e os autores deverão escolher o formato mais adequado ao seu trabalho: Trabalho Científico em DST/AIDS ou Relato de Experiências em DST/AIDS.


2.1. Trabalho Científico em DST/Aids
Os resumos submetidos nesta categoria devem obrigatoriamente conter a seguinte estrutura:
a)    Título
b)    Autor/coautores
c)    Introdução
d)    Objetivo(s)
e)    Métodos
f)    Resultados
g)    Conclusões


2.2. Relato de Experiências em DST/Aids
Serão aceitos relatos de experiências que foram desenvolvidas ou estão em curso. Os resumos submetidos nesta categoria devem obrigatoriamente conter a seguinte estrutura:
a)    Título
b)    Autor/coautores
c)    Introdução/Antecedentes
d)    Descrição
e)    Lições aprendidas
f)    Consluão/Próximos passos


2.3. Observação: Para auxiliar na elaboração dos trabalhos sugerimos a leitura das perguntas orientadoras no Item 6.

 

3. TEMAS PARA ENVIO DE RESUMOS

a)    Prevenção das DST/AIDS
b)    Direitos humanos em DST/AIDS
c)    Epidemiologia em DST/AIDS
d)    Assistência às DST e/ou às PVHIV
e)    TV do HIV, sífilis congênita e/ou pré natal do homem



4. SOBRE OS TRABALHOS

Todos os resumos deverão ser submetidos na modalidade pôster.
Deverão ser escritos em português e conter no máximo 2000 caracteres, excluindo o título, nome dos autores, instituição e as referências bibliográficas; utilizar fonte Arial e espaçamento simples entre linhas; o título deve ser escrito com letras maiúsculas (caixa alta).
Os pôsteres deverão ser elaborados e enviados para o email encontropaulista@crt.saude.sp.gov.br para apresentação em painel eletrônico até 30/08/2016. Os modelos de poster estão disponíveis para download no link: http://www.saude.sp.gov.br/centro-de-referencia-e-treinamento-dstaids-sp/publicacoes/arquivos-de-eventos/4-encontro-paulista-de-dstaids/modelos-de-banners
Não haverá exposição de pôsteres. Os pôsteres serão apresentados exclusivamente em formato eletrônico.
Serão premiados 3 trabalhos de cada categoria (Relato de Experiências e Trabalhos Científicos).
Serão selecionados trabalhos para apresentação oral nas mesas.
Os 6 (cinco) melhores serão publicados na revista Boletim Epidemiológico Paulista - BEPA, publicação da Coordenadoria de Controle de Doenças, órgão da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Para tanto, talvez seja necessário que os autores adequem os trabalhos submetidos às normas de publicação da revista.
PRORROGADO - Data limite para envio dos resumos: 31/07/2016
Serão desclassificados: trabalhos enviados fora do prazo, por email, por fax e os que forem submetidos a mais de uma categoria.
Após o envio do resumo do trabalho deverá aparecer uma mensagem automática informando que o trabalho foi enviado com sucesso. Caso não apareça a mensagem, entre em contato a equipe de treinamento pelo email treinamentorh@crt.saude.sp.gov.br.
O resultado da avaliação será divulgado no site à partir de 17/08/2016. A Comissão Científica entrará em contato com os autores dos trabalhos selecionados, por meio do email cadastrado quando do preenchimento do formulário pelo autor do trabalho.
Envio dos posters: devem ser enviados por email para o endereço encontropaulista@crt.saude.sp.gov.br até 30/08/2016.



5. SOBRE A AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS:

Cada resumo será avaliado por 2 (dois) pareceristas diferentes e sem identificaçao dos autores e suas respectivas instituições. Caso haja discordância, o resumo será encaminhado para apreciaçao de um terceiro parecerista;
Critérios de avaliação:
 

  • Conter a estrutura proposta para sua categoria; adequação do título; relevância para o tema; clareza dos objetivos; consistência da metodologia; coerência das conclusões com os objetivos; linguagem e redação.


Os pareceristas poderão:
 

  • Propor mudança da modalidade pôster para modalidade oral;
  • Selecionar os 6 (cinco) melhores trabalhos para publicação no Boletim Epidemiológico Paulista (BEPA), publicação da Coordenadoria de Controle de Doenças, órgão da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo;
  • Selecionar para premiação 3 (três) trabalhos em cada categoria (Relato de experiências e Trabalhos científicos).


Resultado da avaliação: os interessados terão acesso às informações referentes ao trabalho submetido pelo site www.crt.saude.sp.gov.br à partir de 17/08/2016.

 

6. PERGUNTAS ORIENTADORAS

Para ajudar a elaboração dos resumos sugerimos a leitura das perguntas orientadoras. Elas não precisam ser respondidas uma a uma, se destinam apenas a guiar o relato.


6.1 Trabalhos científicos
Introdução - Que problemas suscitaram a realização da pesquisa? Porque a pesquisa foi realizada? Qual a justificativa da pesquisa?
Objetivos: onde você queria chegar? O que você queria demonstrar? Qual seu propósito?
Métodos - Qual contexto a pesquisa foi desenvolvida? Quem é o alvo? Como foi a escolha dos participantes ou amostras? Houve outras instituições envolvidas? Qual a metodologia utilizada? De que modo os dados foram produzidos e analisados?
Resultados - Quais os principais achados da pesquisa?
Conclusões - De que modo os dados produzidos podem contribuir para a formulação de políticas públicas? O que tudo isto significa para pesquisas futuras? Que outras questões/problemas foram provocados a partir da pesquisa?


6.2 Relato de experiências
Antecedentes - Qual é o contexto, local, motivações e justificativas para a realização desta iniciativa/projeto? No que esta ação foi baseada?
Descrição - O que foi feito? Quem estava envolvido? De que modo a ação aconteceu? Qual a duração e período de realização? Como foi a abordagem? Houve parcerias? O que foi observado? Como foi observado?
Lições aprendidas - Como esta experiência mudou sua perspectiva? Qual aprendizado trouxe para os envolvidos? Quais foram os principais desafios encontrados na sua execução? 
Próximos passos - A partir daqui, onde você irá para melhorar o seu trabalho? Essa iniciativa/projeto terá continuidade? Faz parte das prioridades da instituição? Em caso de continuidade, quais serão os desdobramentos?



7. ORIENTAÇÕES FINAIS

No caso de seleção para apresentação oral, cada apresentador terá até 10 minutos para expor seu trabalho nas mesas.
Será entregue apenas um certificado por trabalho apresentado, constando todos os nomes dos autores que estão no resumo.
O evento não será responsável pelos custos de transporte e hospedagem dos autores/coautores, visando a apresentação do trabalho aprovado.
Ao enviar um trabalho, o autor correspondente confirma estar ciente e concordar com as normas de envio, apresentação e divulgação aqui descritas. 
Para ajudar a elaboração dos resumos sugerimos a leitura das perguntas orientadoras, apresentadas no ìtem 6.

 

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado