Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS-SP

A A A Tamanho do texto

DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A AIDS - DEZEMBRO VERMELHO

SÉRIE DE VÍDEOS SOBRE HIV E AIDS NO BRASIL

 

VÍDEO 1:  SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE  

 

   Para marcar o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, o cineasta André Canto, diretor do filme “Carta para Além dos Muros”, documentário sobre a epidemia de HIV/aids no Brasil, produziu uma série de vídeos para o CRT DST/Aids-SP, com apoio da GSK: Sistema Único de Saúde (SUS), Prevenção Combinada e Cuidado às pessoas vivendo com HIV e aids.  Todo ano, no dia 1º de Dezembro, é celebrado o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS. Esta data existe para nos lembrar e nos solidarizar com as pessoas que vivem com HIV ou AIDS, todas aquelas que perderam suas vidas em decorrência da AIDS e todas aquelas que deixaram sua marca no enfrentamento da epidemia.  Este ano, o tema do Dia Mundial de luta contra a aids é: Solidariedade Global e Responsabilidade Compartilhada. No Brasil este tema pode se traduzir em três letras: SUS – Sistema Único de Saúde.

 

   A pandemia da COVID-19, assim como a pandemia do HIV e da Aids, nos mostram como a questão da saúde está ligada a problemas críticos, que necessitam urgentemente de atenção e reavaliação. Desigualdade social, racismo estrutural, direitos humanos, igualdade de gênero, proteção social e crescimento econômico, estão presentes na maioria dos países do mundo, por isso é necessário a construção de políticas públicas horizontais e o engajamento da sociedade civil para que possamos construir uma sociedade mais justa e igualitária.  

 

   O SUS nasce com a Constituição Federal que, em seu artigo 196 diz: “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”.  O SUS é uma expressão de solidariedade social, antes da sua criação a população em geral não tinha direito à saúde.  “No ano em que a Unaids tem como tema solidariedade e responsabilidade compartilhada, nós brasileiros não temos como não nos lembrar da importância do SUS na história do país e, especialmente no enfrentamento da epidemia do HIV/aids”, declara André Canto.  

 

   Para assistir ao vídeo, CLIQUE AQUI

 

VÍDEO 2: PREVENÇÃO COMBINADA

 

   Já há algum tempo, o preservativo deixou de ser a principal e única estratégia para a prevenção da infecção pelo HIV no Brasil. Atualmente, existe um leque de possibilidades para se prevenir do HIV/aids. Cada pessoa pode escolher seu melhor método de prevenção conforme seu momento de vida.  Temas abordados: ACORDOS ENTRE CASAIS, PROFILAXIA PRÉ-EXPOSIÇÃO (PrEP), PROFILAXIA PÓS-EXPOSIÇÃO (PEP), TRATAMENTO COMO PREVENÇÃO, TESTAGEM, PRESERVATIVOS INTERNO E EXTERNO E GEL LUBRIFICANTE.

 

   Qual  é o método que mais se adapta ao seu momento de vida?  

 

   Para assistir ao vídeo, CLIQUE AQUI

 

VÍDEO 3: CUIDADOS

 

   O Programa Estadual DST Aids-SP nasceu em 1983, no início da epidemia de HIV AIDS. Desde então é responsável pela política pública para HIV AIDS no estado. Entre as prioridades do PE DST Aids está o cuidado, que inclui vários aspectos: clínicos, psicológicos, sociais e trabalho em rede. Este vídeo nos fala de cuidado de um ponto de vista mais amplo, nos apresenta a importância do cuidado integral e da rede de assistência ofertada para pessoas vivendo com HIV AIDS no estado de São Paulo.

 

   Para assistir ao vídeo, CLIQUE AQUI

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado