Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS-SP

A A A Tamanho do texto

A VACINA H1N1 É UM DIREITO SEU

Hoje, dia 18 de abril, os serviços de saúde do município de São Paulo e Grande SP iniciarão a vacinação contra a influenza puérperas, a populações privadas de liberdade e com doenças crônicas, entre eles as pessoas vivendo com HIV. O objetivo da vacinação é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus da influenza.

 

Este ano, a vacina influenza (fragmentada e inativada) a ser utilizada é trivalente (H1N1, H2N3 e influenza B), produzidas a partir de vírus inativados e fragmentados, o que significa que contém somente vírus mortos e, portanto, não podem causar a doença. A detecção de anticorpos protetores é detectado entre 2 a 3 semanas. Sua validade é de cerca de um ano.

Recomendamos e incentivamos nossos pacientes a tomarem a vacina. Ela reforça o sistema imunológico e previne a gripe. Na ausência da vacina, se uma pessoa vivendo com HIV contrair o vírus da influenza, ela poderá apresentar uma evolução desfavorável, uma vez que seu sistema imune se encontra comprometido pelo HIV, observa a infectologista Simone Queiroz, do CRT DST/Aids-SP. A vacina é um direito seu. Proteja-se! declara Maria Clara Gianna, coordenadora do Programa Estadual DST/Aids-SP.

A vacina encontra-se disponível em todas as unidades de saúde do município de São Paulo e Gde São Paulo. Os pacientes com doenças crônicas deverão apresentar pedido médico solicitando a vacinação.

A partir do dia 30 de abril, pessoas vivendo com HIV de todo estado poderão ser vacinadas, conforme a campanha do Ministério da Saúde.

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado