brasão governo do estado de são paulo

Em atendimento à legislação eleitoral (Lei nº 9.504/1997), os demais conteúdos desse site ficarão indisponíveis de 5 de julho de 2018 até o final da eleição estadual em São Paulo.

10º MUTIRÃO DE TESTAGEM HIV DO ESTADO DE SÃO PAULO

A Secretaria de Estado da Saúde, por meio do Centro de Referência e Treinamento IST/Aids-SP, realizará o lançamento da 10ª edição da Campanha de Testagem Fique Sabendo, no próximo dia 27 de novembro, às 9h, nas dependências do CRT DST/Aids-SP (Rua Santa Cruz, 81, Vila Mariana). A campanha, de abrangência estadual, será  encerrará no dia 02 de dezembro.

 

Este ano, a campanha contará com a participação de 597 municípios; 93% dos municípios de nosso estado. Estes municípios pretendem realizar 150 mil testes rápidos de HIV, 150 mil testes rápidos de sífilis, 25 mil exames convencionais de HIV e outros 25 mil exames convencionais de sífilis; totalizando 350 mil exames. Este ano,  307 municípios (48% do total) pretendem realizar 411 ações extramuros durante a campanha. Destes, 106 informaram os detalhes das 226 ações organizadas. Os testes utilizados durante a campanha são fornecidos pelo Departamento Nacional IST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde.

 

¿O número de municípios que participarão da campanha é expressivo, se considerarmos que 347 possuem menos de 15 mil habitantes e 286 municípios cadastrados na campanha reportam possuir até 3 unidades de saúde na rede de serviços da Atenção Básica¿, observa Artur Kalichman, coordenador do Programa Estadual IST/Aids-SP. Em todo estado,  217 municípios abrirão as portas de suas unidades ou realizarão ações extramuros nos fins de semana que antecedem e/ou sucedem o dia 1º de dezembro.

 

Este ano, de forma semelhante ao ano passado, 4.118 de saúde participarão da campanha, sendo 3.708 da rede da Atenção Básica.  A Secretaria de Administração Penitenciária também estará conosco novamente este ano, com participação de 107 unidades que foram informadas por 69 municípios participantes da campanha.

 

Entre os municípios cadastrados, 39 deles informaram que trabalham em parceria com ONG locais e, dentre estes 9 reportaram quais ONG realizarão testes rápidos durante o período da campanha.

 

Foram enviamos a todos os Grupos de Vigilância Epidemiológica (GVE) que organizam regionalmente as ações dos municípios: 8 mil sacolas de pano para transporte de material de prevenção em ações extramuros, 2 mil bolsas térmicas destinadas ao transporte de kits de testes em ações extramuros de testagem,  20 mil jalecos e 21 mil camisetas para divulgação desta importante estratégia nas unidades de saúde bem como nas ações extramuros de testagem, e como material informativo e de divulgação das ações de testagem nas unidades produzimos 2,5 milhões de folders Fique Sabendo sobre a importância das testagens de HIV e sífilis, 2,5 milhões de folders sobre Testes Rápidos de HIV sífilis e hepatites B e C, 10 mil cartazes Fique Sabendo informando "Aqui Tem Teste de HIV" e 10 mil cartazes de Testes Rápidos divulgando a realização de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C com espaço no cartaz destinado a informar horário de realização e dias . Além destes produzimos e enviamos 110 mil cartazes "Preservativos - Retire Aqui" reforçando a importância da distribuição sem cotas e sem barreiras em todos os locais, unidades de saúde e locais estratégicos para realização de ações de prevenção!

 

Saiba onde fazer o teste: www.crt.saude.sp.gov.br

Disque DST/Aids-SP: 0800 16 25 50